domingo, 7 de outubro de 2012

Olomouc

Finalmente! Aqui está ele, o meu projeto adiado.

E como foi necessário estar exatamente a 2825 km do Porto para o concretizar, o meu primeiro post é dedicado a Olomouc, cidade onde atualmente estou a viver e onde irei permanecer cerca de 3 meses.



Olomouc é a segunda maior cidade da Morávia, depois de Brno, situada a leste da Républica Checa. Conta atualmente com 102 000 habitantes. A Universidade de Palacky, a segunda mais antiga da Républica Checa (fundada em 1576), é frequentada por cerca de 20 000 alunos, cerca de 20% da população da cidade, o que traduz bem a importância desta Universidade.

Durante o Renascimento, Olomouc era considerada a segunda maior cidade da Républica Checa e capital da Moravia. No século XI foi estebelecida aqui a Diocese de Olomouc, tendo sido elevada a Arquidiocese em 1777. Certamente a isso se deve a riqueza e monumentalidade de Olomouc, com imensos monumentos relativos à religião Católica (a Coluna da Santíssima Trindade, declarada património da Humanidade pela UNESCO e a Catedral de St. Wenceslas, nas imagens) Em 1980, 80% da população professava a religião catolica, tendo este número baixado para 53% em 2004.

Olomouc foi recentemente considerada uma das 10 cidades mais belas da Europa, segundo o prestigiado guia turístico Lonely Planet.


Sem comentários:

Enviar um comentário