sábado, 13 de outubro de 2012

Tierra Patagonia

Inaugurado no final de 2011, o Tierra Patagonia Hotel & Spa localiza-se na parte mais a Sul do Chile, junto ao Lago Sarmiento e com vistas fantáticas sobre os picos do Parque Nacional chileno Torres del Paine. Trata-se da Patagónia chilena,local de reserva da Biosfera UNESCO desde 1978. Este é o Hotel onde vai desejar ficar um dia...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Jogo de pés moderno

O que é que o Roger Federer tem que faz dele um dos maiores jogadores de ténis de todos os tempos? Entre outras armas, tem certamente o melhor jogo de pés (footwork) da atualidade, que não lhe permite apenas mover do ponto A para o ponto B do court, mas é na realidade a sua melhor arma. Além disso, permite-lhe movimentar-se de uma maneira elegante, evitando as lesões (alguém se lembra de RF lesionado?).

O vídeo que se segue consiste em 37 minutos com todos os movimentos e padrões de “footwork” moderno. É um excelente vídeo, extremamente didático e compreensivo, no qual Yann Auzoux (considerado em 2008 e 2010 o melhor treinador do ano em Washington) mostra como se movimentar rapidamente, eficientemente e de um modo a prevenir potenciais lesões. Na primeira parte explica e exemplifica os vários padrões de “footwork”, seguindo-se uma demonstração com alguns dos seus alunos. Na minha opinião, o melhor vídeo sobre “footwork” atualmente disponível.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Karel Svoboda



 
Passam hoje 30 anos desde a primeira transmissão televisiva em Portugal da série infantil “Dartacão e os 3 Moscãoteiros”. Para a geração de 70/80, não é possível passar ao lado da qualidade dos desenhos animados da época, que ainda hoje fazem a delícia dos nossos filhos (que infelizmente não têm nada à altura). Não é possível lembrar das aventuras do Dartacão sem pensar nas Aventuras da Abelha Maia. A Abelha Maia foi uma das séries de animação mais emblemáticas que passaram na RTP e ainda hoje é recordada com carinho por todos aqueles que foram crianças nos anos 70, mas não só...



Karel Svoboda nasceu em Praga, tendo começado a sua carreira de compositor popular depois de deixar o curso de medicina no terceiro ano da faculdade. Svoboda compôs várias bandas sonoras para o canal de TV alemão ZDF durante mais de 30 anos. Foi o compositor de bandas sonoras de algumas séries da década de 1970 que acompanharam o crescimento de uma geração de europeus. Alguns exemplos dessas séries são "Vicky, o Viking" e "A Abelha Maia". No dia 28 de Janeiro de 2007, Svoboda foi encontrado morto com um tiro, por provável suicídio, no jardim da sua "vila" em Jevany (Praga), com 68 anos de idade. Aqui fica uma pequena homenagem a este checo, praticamente desconhecido entre nós.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pilsner Urquell


Plzen ou Pilsen é uma cidade da Républica Checa, localizada na província da Boémia (parte ocidental do país). É uma cidade industrial e a quarta mais populosa da Républica Checa. Em 1842 foi ali produzida uma sensacional cerveja, a partir de malte oriundo da Alemanha, da água macia de Plzen e, principalmente, do nobre lúpulo proveniente da região próxima de Zatec (Saaz em alemão). Esta cerveja dourada passou, assim, a designar-se de Pilsen (ou Pilsner) devido a ter sido produzida pela primeira vez nesta cidade checa.


Durante a minha primeira visita à República Checa, no ano 2000, tive o privilégio de visitar Plzen, mesmo antes da monumental Praga. Aí visitei as instalações da Urquell Pils ou Pilsner Urquell, com os seus característicos túneis e caves, repletas de barris de madeira, que é considerada a primeira Pilsner do mundo, classificada como Pilsner Boémia. Esta cerveja caracteriza-se por um aroma e gosto amargo acentuado, graças essencialmente à qualidade do lúpulo Saaz. Para os fãs desta cerveja, a Républica Checa é um paraíso, pois uma caneca de 0,5L pode ser degustada por apenas 30 CZK (pouco mais de 1 EUR) em qualquer pub ou restaurante. Já no supermercado, há cervejas para todos os gostos, com garrafas de 0,5L a 15 CZK (0,5 EUR). É caso para dizer NA ZDRAVI!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Não há Educação sem Educação Física


Transcrevo aqui parte da carta dirigida ao Sr. Ministro da Educação, Prof. Doutor Nuno Crato, por alguns Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e que pode ser consultada aqui.
 
"O sedentarismo é uma condição indesejável e representa um risco acrescido

para várias patologias. Estudos epidemiológicos bem desenhados têm

demonstrando, de uma forma muito expressiva e inequívoca, a associação entre

um estilo de vida ativo e uma menor morbilidade e mortalidade por diminuir os

fatores de risco associados a doenças crónicas, sejam cardiovasculares,

metabólicas ou degenerativas e, inclusive, do foro psicológico e psiquiátrico.

São vários os benefícios que o exercício físico promove, contrariando as

chamadas doenças da civilização como a obesidade, a diabetes mellitus, a

depressão, as doenças cardiovasculares isquémicas e o cancro, que são na

realidade as epidemias do século XXI. Também numa sociedade em que a

esperança de vida aumentou, o exercício físico é fundamental para um

envelhecimento saudável, designadamente para que curse sem incapacidade

física e mental."

Ténis e o Desporto Escolar

Acaba de ser anunciado que a Associação Britânica de Ténis (Lawn Tennis Association) registou esta semana um grande feito. Nada menos do que 346 equipa inscritas para disputarem o Campeonato Escolar de 2012, recorde absoluto na competição, que vai já na sua 11.ª edição consecutiva. Este número de participantes é 33% maior do que o registado no ano passado e significa que mais de 1500 estudantes entre os 16 e 19 anos irão competir em torneios masculino, feminino e misto.

 

Será já o reflexo imediato do sucesso de Andy Murray e Laura Robson nos Jogos Olímpicos de Londres, em que os dois venceram a medalha de prata? 

O certo é que a inscrição para o torneio é completamente gratuita para todos os estabelecimentos de ensino e pretende acima de tudo incentivar jogadores de ténis que não participem em eventos tradicionais do calendário.


Para quando o ténis inserido no desporto escolar em Portugal?  Com o investimento feito nas escolas, incluindo ao nível dos recintos para a prática desportiva, não terá chegado a hora de apostar no exercício físico? É que, entre outras vantagens, está demonstrado que a prática desportiva faz diminuir os fatores de risco associados a doenças crónicas, inclusive do foro psicológico e psiquiátrico (voltarei a este assunto no post seguinte).

 

domingo, 7 de outubro de 2012

Claude Pinoteau

O realizador francês Claude Pinoteau, que revelou as atrizes Isabelle Adjani e Sophie Marceau, morreu na noite passada, aos 87 anos, em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris.

Aqui fica um trailer do filme "La Boum", um sucesso europeu no ano de 1980, que revelou a atriz preferida dos franceses, Sophie Marceau, na altura com 13 anos. A banda sonora deste filme, bem conhecida dos adolescentes dos anos 80, "Reality" é de Richard Sanderson.

Ténis em "slow motion"

O ténis é um desporto eclético que, por vezes, é necessário ser visualizado em "slow motion" para ser desfrutado na sua plenitude. E, quando o fazemos, ainda se torna mais espetacular...

Tennis is such a hectic game that it's sometimes necessary to just slow the whole thing down. And when you do it looks even more spectacular...

Olomouc vs. Ténis

Na sequência do meu primeiro post, e como este é um blogue de ténis (entre outros temas), procurarei neste espaço fazer a ponte entre a cidade de Olomouc e o ténis.

Começo por dizer que o Hóquei no Gelo é considerado aqui o Desporto Nacional, tendo a Républica Checa conquistado várias medalhas nos JO de Inverno, incluindo 3 de ouro (entre 1999 e 2001). O Futebol tem igualmente muitos adeptos, com jogadores reconhecidos mundialmente, como é o caso de Petr Cech ou Pavel Nedved.

Dedicarei brevemente um post exclusivo aos jogadores de ténis checos da atualidade. Para já, aqui fica a razão deste país ser uma das potencias mundiais de ténis:

 
 
Pode não parecer, mas esta  área não fica a mais de 10-15 minutos a pé da Praça principal da cidade, onde está localizada a Câmara Municipal e a Santíssima Trindade (ver post anterior). Neste espaço dedicado ao desporto e lazer, estão localizados vários campos de futebol, incluindo o Estádio do Sk Sigma Olomouc, assim como 34 courts de ténis mais 4 indoor (dentro do pavilhão do Omega Centrum, cuja cobertura cinzenta é visível). Estes courts pertencem a 3 clubes de ténis e são parcialmente cobertos no inverno por toldos insufláveis, que estamos habituados a ver em piscinas. O Omega Centum é sede da Academia de Ténis pertencente à ITF (International Tennis Federation), e organiza torneios internacionais todos os anos.
 

Olomouc

Finalmente! Aqui está ele, o meu projeto adiado.

E como foi necessário estar exatamente a 2825 km do Porto para o concretizar, o meu primeiro post é dedicado a Olomouc, cidade onde atualmente estou a viver e onde irei permanecer cerca de 3 meses.



Olomouc é a segunda maior cidade da Morávia, depois de Brno, situada a leste da Républica Checa. Conta atualmente com 102 000 habitantes. A Universidade de Palacky, a segunda mais antiga da Républica Checa (fundada em 1576), é frequentada por cerca de 20 000 alunos, cerca de 20% da população da cidade, o que traduz bem a importância desta Universidade.

Durante o Renascimento, Olomouc era considerada a segunda maior cidade da Républica Checa e capital da Moravia. No século XI foi estebelecida aqui a Diocese de Olomouc, tendo sido elevada a Arquidiocese em 1777. Certamente a isso se deve a riqueza e monumentalidade de Olomouc, com imensos monumentos relativos à religião Católica (a Coluna da Santíssima Trindade, declarada património da Humanidade pela UNESCO e a Catedral de St. Wenceslas, nas imagens) Em 1980, 80% da população professava a religião catolica, tendo este número baixado para 53% em 2004.

Olomouc foi recentemente considerada uma das 10 cidades mais belas da Europa, segundo o prestigiado guia turístico Lonely Planet.