domingo, 4 de novembro de 2012

Fed Cup Final 2012


O2 Arena, Praga, Républica Checa, 3 de novembro de 2012. Final da Fed Cup 2012. Eu estive lá, bem no meio de 14000 checos em delírio e algumas centenas de sérvios. Républica Checa contra Sérvia. Kvitova e Safarova contra Ivanovic e Jankovic.

Começando pelo recinto onde, daqui a 2 semanas, terá lugar a Final da Davis Cup, entre Républica Checa e Espanha. Construído em 2004 para albergar a Final do Campeonato do Mundo de Hóquei no Gelo, a O2 Arena é hoje principalmente usada para concertos, sendo a maior sala de concertos de Praga, com capacidade para 18000 espetadores. De fácil acesso, quer por metro (linha B) quer por comboio ou autocarro, foi planeada para acolher os maiores espetáculos, desportivos ou de entretenimento, da cidade.

O encontro de abertura opunha a ex-número 1 mundial, Ana Ivanovic, à atual número 17 do ranking, Lucie Safarova. A checa, que acabaria por ser a figura desta final e confessar que terá jogado o melhor ténis da sua carreira, aproveitou muito bem os break-points a seu favor. Ao quebrar duas vezes o serviço de Ivanovic, que até serviu melhor do que é habitual, uma das quais com 40-0, fechou o primeiro set por 6-4. Safarova jogou ainda melhor na segunda partida, onde se começou a ver uma Ana Ivanovic desesperada, com gestos de descontentamento que acabam por ser sempre aproveitados pelos adversários a seu favor. E aqui não houve exceção e a checa fechou a segunda partida por 6-3, dando o primeiro ponto à equipa da Républica Checa, para delírio dos 14000 checos na Arena de Praga.

Depois de um  intervalo retemperador, onde tive oportunidade de conhecer melhor a Arena e até estar a alguns centimetros da Taça Davis que em breve vai ser entregue à nação checa ou espanhola, teve início o segundo encontro do dia, entre a tenista checa mais conhecida da atualidade, Petra Kvitova e Jelena Jankovic, ex-número 1 mundial, embora sem vencer um único Grand-Slam. Kvitova, pelo contrário, ao vencer o Torneio de Wimbledon e o WTA Championships, foi  considerada a jogadora do ano em 2011. A sérvia entrou bem no jogo, com um serviço bem colocado. Kvitova, que foi recentemente afetada por uma bronquite, que a fez desistir do Masters deste ano, rapidamente se recompôs. O primeiro set foi bastante equilibrado e, na minha opinião, melhor jogado do que o primeiro encontro desta Final. A esquerdina checa (curiosamente Safarova também é esquerdina), ajudada pelo seu excelente jogo de serviço e de rede (típico do ténis checo) impôs-se na primeira partida por 6-4. Jankovic teve um mau início de segundo set, talvez desmoralizada pelos 3 sets até então perdidos pelas sérvias nesta final, e muito rapidamente Kvitova, motivada pelo seu ruidoso público, fez o 5-0. Esta partida acabaria com 6-1 a favor da checa e o primeiro dia terminava com 2 pontos para a Républica Checa e 0 para a Sérvia. 

Não tive oportunidade de assistir ao segundo dia da Fed Cup Final, que ficou praticamente decidida após os 2 primeiros encontros. O primeiro embate do dia opunha Ana Ivanovic contra Petra Kvitova. A sérvia, talvez com o seu orgulho ferido, venceu inesperadamente por 6-3 e 7-5, dando um novo alento à equipa sérvia. No entanto, apareceu Lucie Safarova, que acabaria por ser a estrela desta final. A jogadora checa menos cotada, que tinha lançado no dia anterior o seu país para a vitória, não seu qualquer hipótese a Jankovic. Os parciais de 6-1 e 6-1 ilustram bem a superioridade de Safarova. Jankovic terminou o encontro em lágrimas, queixando-se de fortes dores nas costas. Enquanto isso, a equipa checa, que nem precisou de disputar o quinto jogo (duelo de pares), celebrava com o seu público, na Arena de Praga, a segunda vitória consecutiva da Fed Cup e, assim, a liderança no ranking das nações no ténis feminino.


Parabéns à equipa checa, constituída por Petra KVITOVA, Lucie SAFAROVA, Lucie HRADECKA, Andrea HLAVACKOVA, e liderada por Petr PALA.



Sem comentários:

Enviar um comentário