sábado, 19 de janeiro de 2013

Simon v Monfils


Mais um encontro épico, desta vez entre dois jogadores franceses. 4 horas e 43 minutos de ténis francês ao mais alto nível. Equilíbrio entre dois estilos bem diferentes é a forma mais simples de resumir este encontro. Com o marcador igualado a 4 no segundo set, os compatriotas Gilles Simon e Gael Monfils partiram para o rally mais longo de que tenho memória, com 71 troca de bolas durante 2 minutos e 9 segundos.

Simon acabou por vencer por 6-4, 6-4, 4-6, 1-6 e 8-6 numa exibição que será lembrada pela garra e determinação.

A quinta partida, que durou 1 hora e 34 minutos, transformou este encontro em mais um momento épico de ténis, no qual ambos os tenistas atingiram os limites do fisicamente possível. Assistidos em cada troca de campo pelo massagista de serviço, Simon no braço e Monfils na perna, deram o melhor de si na última parte do encontro, pleno de emoção e equilíbrio.

Simon aparentava estar naquela fronteira em que fisicamente se está ali no court mas todos os gestos são mecânicos e não refletidos, deixando-se levar pelas decisões do seu compatriota, batendo muito bem a pancada de esquerda e aproveitando algumas direitas para tentar o seu jogo de rede. Monfils deixou de arriscar, mantendo a esquerda a bom nível mas falhando algumas pancadas de direita. Por isso, já os jogadores se arrastavam no court, quando ainda foi possível assistir a trocas de bola com 41 pancadas.

E já perto da 1 hora local, com as bancadas praticamente repletas de um público que reconhecia em cada jogada o esforço dos franceses, Simon concluiu o quinto set por 8-6. Não houve lugar a festejos efusivos, mas antes um forte abraço entre os dois compatriotas, bem cientes que tinham acabado de fazer história.

E qual o prémio para Gilles Simon? Um encontro de quartos-de-final com o vencedor do US Open e terceiro cabeça de série Andy Murray, na próxima segunda-feira.







Sem comentários:

Enviar um comentário