quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Aí está o Australian Open!

Terminaram as férias tenísticas e os melhores jogadores de ténis do Mundo já se encontram na Austrália. A 101º Edição do Australian Open teve início no dia 14 de janeiro, ainda em ritmo de passeio, e aí estará até 27 de janeiro.

O Australian Open é, juntamente com Roland Garros, o meu Grand Slam preferido. Incomparáveis, cada um com o seu estilo, mas dois eventos desportivos de sucesso reconhecido mundialmente.



Na verdade, e talvez para espanto de muitos, o Grand Slam da Ásia Pacífico, é hoje considerado o maior torneio de ténis do Mundo. Isto, desde a mudança para o piso sintético do espetacular Melbourne Park, em 1988. O Australian Open foi o primeiro Slam a ultrapassar a marca dos 500 mil espectadores (ano 2000) e dos 600 mil (2008), além de deter hoje o recorde de público para um único dia (80.649 no primeiro sábado de 2012). Este Grand Slam é igualmente o maior torneio do calendário em termos de prémios, atingindo 31,5 milhões de USD, muito favorecido pelo câmbio da moeda local, que hoje vale mais do que o dólar americano. Só para se ter uma ideia, o campeão masculino de singulares levará para casa qualquer coisa como 2,5 milhões de USD, outro recorde.

O Melbourne Park encontra-se no centro da cidade (a 5 minutos de tram e 10 minutos a pé), separado por pontes pedestres do Melbourne Cricket Ground no Yarra Park. Como se vê na fotografia, é um local magnífico para a prática do ténis, assim como de outras modalidades desportivas, tão populares neste país. Com capacidade para 15000 espetadores, a Rod Laver Arena foi o primeiro recinto de ténis a possuir uma cobertura retrátil, que se adapta bem ao clima de Melbourne, com temperaturas elevadíssimas ou chuva intensa. A Hisense Arena, inaugurada em 2000 e com capacidade para 10500 adeptos, também possui um teto retrátil.

Apesar da diferença horária, teremos oportunidade de ver no Eurosport nos próximos dias mais de 300 horas de ténis de qualidade e um grande espetáculo de cor, som e movimento que fazem deste torneio... o esplendor do ténis !



Sem comentários:

Enviar um comentário