segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cannabis

Há cerca de uma semana, o Ministro da Educação de França, Vincent Peillon, afirmou numa entrevista concedida a uma estação de rádio:
"-Como Ministro da Educação nacional, é um tema que diz diretamente respeito à nossa juventude. Há uma economia paralela neste país, que é a economia da droga. Então, nós poderemos enfrentá-la por meio da repressão... No entanto, os resultados não têm sido eficazes.... É uma questão que se coloca seriamente, saber se o Estado não poderá lutar contra os traficantes através da despenalização do consumo de cannabis."
Apesar de ter sido muito criticado pelos seus pares de governo, incluindo o Presidente François Hollande, estava aberto o debate.

Em Portugal, o consumo pessoal de cannabis não é considerado ilegal. No entanto, o problema da aquisição legal para consumo próprio ou o autocultivo ainda não foram resolvidos do ponto de vista da discriminalização.

Sabe-se que a Cannabis foi utilizada durante milénios como planta medicinal. O facto de possuir canabinóides na sua composição (o THC, tetrahidrocanabinol, é o mais abundante), tem permitido o seu uso como analgésico e antiemético, em pacientes sujeitos a quimioterapia. Em Israel, têm sido conduzidos ensaios clínicos, autorizados pelo Ministério da Saúde, utilizando diversas variedades da planta, desenvolvida em estufas no norte do país.



Sem comentários:

Enviar um comentário